Sunday, December 10, 2006

 

Protocolo de acompanhamento para S.D.

Protocolo de Acompanhamento Para Pessoas com Síndrome de Down
Protocolo de Acompanhamento -Modificado de Lott & McCoy, 1993

Período Neonatal e Primeiros Meses:
- Fazer cariótipo, transmitir diagnóstico aos pais;
- Encaminhamento para grupo de suporte;
- Pesquisar cataratas congênitas;
- Pesquisar cardiopatias congênitas;
- Avaliação auditiva;
- Encaminhamento para programas de intervenção/estimulação.

Período Pré-escolar:
- Avaliação ortopédica;
- Avaliação da instabilidade atlanto-axial;
- Avaliação e orientação odontológica;
- Otoscopia e audiometria anual;
- Continuidade dos programas de intervenção;
- Cuidados com o desenvolvimento da linguagem, hábitos alimentares, função mastigatória e postura da língua.


Período Escolar:
- Acompanhamento da instabilidade atlanto-axial;
- Avaliação odontológica anual;
- Audiometria e avaliação oftalmológica anual;
- Provas anuais da função da tireóide;
- Orientação nutricional e dietética;
- Avaliações psicoeducacionais periódicas;
- Programa de exercícios físicos.


Período Adulto:
Acompanhamento da instabilidade atlanto-axial;
- Exame odontológico semestral;
- Provas anuais da função da tireóide;
- Orientação dietética;
- Atenção para doença de Alzheimer;
- Orientação vocacional e sexual;
- Preparação para separação dos pais e vida independente.

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